Diretos do consumidor: 7 dicas especiais
1. CONSUMIDOR X PROTEÇÃO À SAÚDE
Você pesquisou e/ou foi informado sobre os possíveis riscos que os produtos podem oferecer à saúde ou a sua segurança?
Na hora de comprar, analise se o produto possui informações adequadas e questione.
2. COSUMIDOR X EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO
Quando você adquire um produto, tem o direito de ser orientado quanto o uso adequado.
Peça as devidas orientações, você tem esse direito.
3. CONSUMIDORES X LIBERDADE DE ESCOLHA
Você tem todo o direito de escolha.
Não permita que a interfiram na sua escolha, só você sabe o que é melhor e que atende as suas necessidades.
Não se deixe levar pelos objetivos dos vendedores, se esses não forem compatíveis com seus objetivos.
4. CONSUMIDOR X CLAREZA DE INFORMAÇÕES
Antes de contratar qualquer serviço, deve ficar claro as regras :
Preço, prazos, especificação do produto e etc.
Você deve ter todas as informações que julgar necessário.
5. CONSUMIDOR X PUBLICIDADE ENGANOSA
O que é anunciado tem que corresponder ao produto. Portanto, você pode reclamar ou até cancelar o contrato pelo prometido e não cumprido.
Propaganda enganosa é proibida.
6 . CONSUMIDOR X INDENIZAÇÃO
Se você foi prejudicado, tem o direito de ser indenizado.
Como assim?
Já pensou se um alimento que comprou lhe causou uma doença?
E se tinha um contrato e não foi cumprido e você sofreu punições ?
Já pensou em comprar uma viajem com a família e no dia do embarque descobrir que não tem passagem nem hospedagem?
Quando isso ocorre, o ideal é buscar informação nos órgãos de proteção ao consumidor (Procon, Juizados Especiais e entidades que atuem nessa área).
7. CONSUMIDOR X DEFESA DE SEUS DIREITOS
O código de defesa do consumidor (CDC) é um instrumento indispensável pra que você saiba de seus direitos.
Se seu direto foi violado você pode recorrer a JUSTIÇA.
Os Órgãos Públicos têm o dever de prestar um serviços de qualidade.